
http://www.nominuto.com/cultura/ceramista_adriana_lopes_participa_do_fermentacoes_visuais/9278/
O projeto Fermentações Visuais traz a ceramista Adriana Lopes para falar sobre a trajetória artística dela nesta terça feira (30), a partir das 18h30, no Palácio da Cultura.
Adriana Lopes é mineira, radicada em Natal desde 2004, e atua nas artes visuais como ceramista. Ela teve obras premiadas no Salão de Artes Plásticas Cidade do Natal, Salão de Artes Visuais das Humanidades (UFRN) e já realizou exposições nos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amapá e na Suíça.
A principal característica do trabalho da ceramista Adriana Lopes é o uso da técnica de Raku, desenvolvida no Japão no século 16. O processo de trabalho atravessa várias etapas. Da idéia inicial surge um croqui no papel, em seguida vêm as escolhas do barro, dos esmaltes e do tipo de queima a ser feita. A moldagem da peça, ainda crua, possibilita a visualização tridimensional. É hora da primeira queima, a uma temperatura em torno de 1.100º C, quando a peça adquire resistência. A segunda queima traz a esmaltação com as cores e os contrastes. O fogo é conquistado através da técnica Raku: as peças são retiradas incandescentes e colocadas na serragem, onde ocorre a carbonização, surgindo a cor preta, os craquelês e os efeitos de cores metalizadas. No final tem-se uma peça única e original.
Fermentações Visuais
A cada semana, sempre às terças-feiras, um artista convidado projeta imagens de sua produção e fala sobre os processos de criação, pesquisa, relação com a obra. Num segundo momento, esses encontros se transformam em diálogos sobre temáticas da arte atual, a interatividade, as relações entre arte e tecnologia, espaços urbanos, hibridismo, as peculiaridades enfrentadas pelos artistas em produzir arte na cidade do Natal e como ampliar as possibilidades existentes.
O projeto Fermentações Visuais é coordenado por Sanzia Pinheiro.