por Vinicius Menna
“Trocar figurinhas”. É para isso que os artistas se reúnem no projeto Fermentações Culturais. A iniciativa serve para que os artistas somem experiências e atuem conjuntamente de forma a engrandecer as artes no estado.
Nesta terça-feira (16), a partir das 18h30, artistas estarão reunidos na Pinacoteca para um bate-papo. Semanalmente, sempre as terças e no mesmo local e horário.
De acordo com Sanzia Pinheiro, organizadora do evento, um artista convidado projeta imagens de sua produção e fala sobre seus processos de criação, pesquisa e relação com a obra.
“É um encontro entre artistas. Um artista é convidado para apresentar o trabalho dele e o processo de produção da arte dele e do sistema todo. É uma roda de artistas em que acontece uma troca de informações, um encontro para provocações viróticas, para a disseminação de informações em que os artistas cheguem a produzir juntos”, comenta Sanzia Pinheiro.
Esta é a terceira edição do Fermentações Visuais. Cada edição é formada por quatro encontros. “No primeiro encontro da terceira edição, vieram Afonso Martins e Augusto Lula. No segundo, foi a vez de Justino Neto e Sayonara Pinheiro”, conta a organizadora.
Segundo Sanzia Pinheiro, são debatidas experiências internacionais, histórico de arte e tecnologia no Brasil, assim como temáticas da arte atual, como coletivos, interatividade, espaços urbanos, hibridismo, dificuldades e peculiaridades enfrentadas pelos artistas em produzir arte na cidade e possibilidades existentes.
Nesta terça, 16 de outubro, a provocação inicial ficará por conta de Júlio Castro, artista multimídia com atuação em manipulação digital e projeção de imagens em tempo real. Suas projeções marcaram presença com os grupos DuSouto, Os Poetas Elétricos, Poemúsica (Funcarte) e DJ Macaco.
Julio Castro é ainda um dos realizadores do vídeo clipe Black Point (DuSouto), premiado no Festival Curta Natal 2005. Além disso, ele integra ações na área de audiovisual e artes visuais.
Sanzia Pinheiro explica que para encerrar as atividades do projeto neste ano, pretende organizar uma exposição. “Quero fechar o projeto com todos os participantes do ano”, revela a organizadora. A data da exposição ainda será marcada.
Edição
A terceira edição do Fermentações Visuais iniciou no dia 2 de outubro, com o videasta Augusto Lula e a exibição do documentário art
Na segunda semana, dia 9, a contemporaneidade da artista Sayonara Pinheiro esteve ao lado de Justino Neto. Eles compartilharam e debateram concepções percebidas após a exibição da segunda parte do documentário art e tecnologia.br.
Próximas Fermentações:
23/10 - Justino Neto (3217-9994/9921-7747)
Videoarte-documental/processo/intervenção urbana/imagens/linguagens
30/10 - Adriana Lopes
Cerâmica raku/contrastes/diversidades
06/11 - Vicente Vitoriano
Formação de artistas/ensino de artes/formação de público
Um comentário:
Parabéns Sânzia, parabéns Firmino... vamos construir essa nova época, vamos fortalecer essa energia... vamos em frente em direção ao infinito...
Jean Sartief
Postar um comentário