ARTE POTIGUAR EM PROJEÇÃO NACIONAL
por Jean Sartief e Sânzia Pinheiro
XII SAMAP, em João Pessoa
Uma nova geração de artistas potiguares têm despontado no cenário nacional seja buscando o tradicional circuito mercadológico ou buscando o desafiador cenário independente. Tal proeza não é apenas fruto de obras que primam pela qualidade estética, mas por um aprofundamento em pesquisa, materiais, conceitos e estudos que resultam num processo de amadurecimento dos artistas, refletido em seus projetos.
Ao desenvolvê-los, encaminhando-os a salões e exposições, em outros estados ou mesmo por manter suas residências em outros portos, os artistas levam também o nome do estado sacudindo um pouco a inércia que repousava quanto à produção artística potiguar frente ao cenário nacional.
Recentemente três artistas potiguares tiveram êxito em seus feitos, após alguns anos de labuta artística enveredados em pesquisas conduzidas, geralmente sem incentivos, mas logrando êxito e recebendo premiações sem, contudo, terem se ausentado das areias potiguares, feito também realizado por outros artistas tradicionais potiguares. Nesse sentido, a ousadia é típica de nossa verve artística.
Max Pereira foi agraciado com o prêmio de Melhor Fotografia no 14º Salão Unama de Pequenos Formatos, com uma série intitulada “Se Acabó lo Mejor” — o melhor já passou — em exposição até o dia 09 de junho, em Belém.
Vinícios Dantas foi classificado em segundo lugar como artista revelação no XII SAMAP, Salão de Artes plásticas de João Pessoa, com a intervenção urbana “de ficar aqui”. O salão recebeu mais de 300 projetos de todo país na fase de inscrição, e permanece em exposição até 20 de junho.
José Frota foi selecionado para o programa de Exposição Fotográfica do Centro Cultural São Paulo, que selecionou 6 únicos artistas para participar do calendário de exposição deste ano com o intento de propiciar debates propondo um mapeamento da jovem produção fotográfica com o objetivo de abrir espaço a fotógrafos em início de carreira para a inserção no circuito das artes visuais.
Dois outros artistas, que fazem esta coluna, também têm tido êxito em suas carreiras fora do estado. Marcelo Gandhi foi selecionado para o Festival Fora do Eixo que se realiza em Brasília , ainda esse mês e Jean Sartief também selecionado para o XII SAMAP, dentre outros de sua trajetória.
Muitos artistas ainda participam de salões nacionais de prestígio e já vem desenvolvendo pesquisa, produção e visualização de sua obra dentro do cenário nacional. Até o final do ano, esperamos que, outros projetos e artistas potiguares, com certeza, estejam figurando nas listagens de selecionados e quem sabe, trazendo mais prêmios para a arte potiguar e fortalecendo o conceito e linguagens próprios que geram uma multiplicidade artística potiguar de qualidade.
CurtasCURTAScurtasCURTAS CurtasCURTAScurtasCURTAS
Segue até 01 de junho, em São Paulo, a exposição "Nano, Poética de um Mundo Novo", sobre o universo da nanotecnologia. Mais: www.faap.br/museu/
......
Até 23 de maio seguem as inscrições para o IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – IV Enecult, promovido pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – Cult, da Universidade Federal da Bahia. Mais: http://www.enecult.ufba.br/
......
Essa vai para a prefeitura do Natal. Até 31 de maio seguem as inscrições para o projeto cujo intento é eleger anualmente uma cidade do Brasil com o título de Capital Brasileira da Cultura 2009. A cidade eleita tem a oportunidade de se promover em âmbito nacional e internacional, obtendo projeção como pólo cultural e turístico, além de outros benefícios. Mais: http://www.capitalbrasileiradacultura.org/
......
Publicado em 20 de maio de 2008
Um comentário:
Vamos nos unir...artistas... vamos nos unir não só pela arte potiguar, que é de primeira, mas pela luta em defesa da floresta amazônica... Movimento artistas potiguares unidos!
Postar um comentário