04/06/2008

31 - FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA

ARTE SITUADA
por Jean Sartief, Sânzia Pinheiro e Afonso Martins
Vídeo de Emily Jacir, onde trabalha temas como identidade, deslocamento e zonas de conflito.
Com base nos estudos de Kiki Mazzucchelli, crítica de arte independente e pesquisadora do Goldsmiths College, sobre arte situada, partimos nossas reflexões de hoje.

A arte como projeto parte da idéia de evolução de um conceito que privilegia as questões imateriais do trabalho artístico, a participação do espectador e permeia a questão temporal do trabalho. Pode-se dizer que seus primórdios estão relacionados a década de 20, com os ready-mades quebrando as questões das regras estabelecidas; passa pelos anos 60 com a arte conceitual aumentando a força questionadora dos parâmetros de valor da produção artística; chega aos anos 90, com os coletivos, curadores e o engajamento social, político, ambiental, tecnológico, científico, geográfico e explode no grande número de práticas e ações efetivas em torno do ambiente que circunda o processo artístico e que não está desvinculado dele, aos quais alguns pensadores denominam de práticas relacionadas.

Clare Doherty, em 2004, tornou conhecida a expressão arte situada, em seu livro “From Studio to Situation” (do estúdio à situação), descrevendo ações nas quais o contexto do trabalho é o ponto de partida para o artista e sendo assim, redefine a questão do espaço, inclusive do próprio contexto de site specific, que segundo os estudiosos já não dão conta das inúmeras possibilidades criadas pelos artistas.

O entendimento do ambiente, do espaço, da moradia, do trabalho, da área de lazer mudou. No século XXI buscamos agora vida no sistema solar o que redefine nosso posicionamento no universo. Esse olhar diferenciado para o lugar (entendido como site) o torna parte de um processo social, político, econômico, cultural etc e, assim, flexível. Surge a situação e o contexto como ponto de partida. O que era site specific evolui a novos conceitos: context specific, site-orietend, site-responsive. Essa diversidade de terminologias, influenciadas também pela interação com outras áreas como a psicologia, a história natural, antropologia, a arquitetura e o urbanismo, a teoria política, a sociologia, a filosofia etc, é englobada pelo termo arte situada.


Segundo Doherty, estar situado é estar deslocado, entendendo esse processo como uma “entidade mutável e fragmentada”, bem como utilizar não só um vocabulário com base no social, mas ações com base na mediação do artista nos contextos.


O crítico e curador francês Nicolas Bourriaud comenta das proximidades do modelo de alienação capitalista pós-industrial, pelas práticas e métodos estratégicos de mercado com as movimentações de mercado artísticas e as ações adotadas por alguns artistas. “Qual o propósito de se usar as formas do mundo dos negócios de se tomar relações humanas como modelo?”


Esses caminhos possibilitam ao artista refletir sobre o poder imensurável de criação dentro das realidades diversas locais e da interferência, influência, inspiração a partir das práticas coorporativistas globais móveis. Vem do artista a nova concepção, a vanguarda, introduzir aquilo que o público (ou críticos) rejeitam e tentam enquadrar como forma de discurso, mas nem sempre de entendimento. Algo que situa-se entre a formação e, ao mesmo tempo, a desestrutura da identidade. No entanto, tais práticas necessitam de tempo para amadurecimento e desenvolvimento de novas percepções.
nota:
A partir desta coluna, contamos com a participação do pesquisador e artista Afonso Martins na contribuição das fermentações visuais...

CURTAScurtasCURTAScurtasCURTAScurtasCURTAScurtasCURTAScurtasCURTAScurtas


Inscrições para o SPA das Artes Recife 2008 até 07 de julho. Mais: http://www.recife.pe.gov.br/
....
Até 1º de julho, as inscrições para o programa de Bolsas de Investigação Jornalística para o Desenvolvimento Sustentável, parceria da Fundação Avina com a Casa Daros, tem nova categoria: Arte e Sociedade. Mais: http://www.avina.net/ ou celia.abend@casadaros.net
....
Abertas as inscrições de 16 de junho a 04 de agosto para o XVII SABBART – Salão Brasileiro de Belas Artes / Ribeirão Preto. Mais: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/
....
Publicada em 03 de junho de 2008

Nenhum comentário: