
Na coluna anterior discutimos os equívocos conceituais existente nos eventos de artes visuais de Natal. Trazemos hoje um exemplo de coerência técnica conceitual em eventos de arte contemporânea. Trata-se da 10ª edição da Sonsbeek 2008, na cidade de Arnhem, Holanda.
Essa exposição internacional de escultura é uma das principais no mundo e tem cobertura brasileira pelo Forum Permanente.
Pode-se dizer que um dos pontos altos desta edição, cuja tema foi Grandeza, foi o fato de que antes das obras serem instaladas houve um cortejo onde cerca de 1000 pessoas entre moradores, artistas, estudantes, músicos, colaboradores que entraram em contato direto com a arte e os artistas carregaram, voluntariamente, as 26 obras, representativas a cada letra do alfabeto, que seguiram desde o centro da cidade até o Sonsbeek Park, local do evento. Ao final do dia, mais de 30 mil visitantes haviam compartilhado a grandeza da vida humana.
A curadora Anna Tilroe, crítica de arte e cultura, declarou que o feito foi objetivando algo maior: "Uma procissão é uma ferramenta poderosa para invocar uma experiência conjunta na qual as pessoas estão conectadas. Na Sonsbeek 2008, procissão tem um significado simbólico distinto: celebrar arte como símbolo da imaginação humana e conscientização social".
Esse momento no qual moradores e artistas estavam muito mais que momentaneamente situados em um mesmo espaço, é o catalisador de um desejo de coerência na qual a coletividade realmente é vista e respeitada. Há, nesse sentido, a busca verdadeira para o novo, o desejo real de que as coisas evoluam.
Segundo a curadora, a arte tem o poder de gerar novos caminhos revelando potenciais desconhecidos. "A arte pode revelar o mundo e nós mesmos de maneira renovada e cheia de possibilidades sem precedentes. Para nós, a dolorosa mas corajosa busca em transcender nossas limitações diárias é a Grandeza".
É esse movimento, essa força empenhada em prol de algo maior, nobre e presente cotidianamente e não aludida em manchetes de jornais, que não somente os artistas, mas toda a sociedade pode e deve usar a favor da coletividade e contra a tirania, contra os discursos vazios, as inaugurações de obras incompletas de políticos que criam uma sociedade do espetáculo, alienante e vazia.
A arte contemporânea tem um sério compromisso com a vida, mas como tudo, existe o sistema criado pelos humanos que têm um movimento singular. É preciso entender esse movimento como fez a curadora da Sonsbeek 2008. A procissão das esculturas tornou-se a procissão de nós mesmos em busca de nossa dignidade humana, de nossa grandeza, da descoberta de quem somos ou não somos.
CURTAS
Até 01 de julho seguem as inscrições para a convocatória internacional do AVLAB 0.1 de áudio e vídeo. Mais: http://medialab-prado.es/article/avlab_10
...
Prorrogado até 30 de junho as inscrições de projetos culturais para a programação 2009 dos centros culturais do banco no Rio de Janeiro (RJ), em São Paulo (SP) e em Brasília (DF). Mais: www.bb.com.br/cultura
....
Até 01 de julho segue inscrições para o Triangle France, residência artística de 3 a 6 meses, que tem como objetivo encorajar experimentos, mobilidade artística e intercâmbios.
Mais: www.lafriche.org/triangle