08/04/2008

23 - FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA

FALTA ATITUDE!

por Sânzia Pinheiro, Jean Sartief e Marcelo Gandhi



O domínio da prática artística envolve o estudo do processo criador dos próprios alunos e de artistas nacionais e estrangeiros. Basta navegar no espaço virtual das universidades do país para perceber que os cursos de artes visuais criam espaços de diálogos com a produção artística do lugar, do país e até do mundo, seja na proposta pedagógica, na criação de eventos, de projetos etc, com o intuito de que as discussões atualizadas da arte participem da formação dos estudantes.

Já está mais que na hora de atualizarmos as estruturas do curso e do departamento de artes visuais da universidade e incentivar a produção artística dos alunos. "Mas não formamos artistas, formamos professores..." foi dito certa vez por um professor do curso de artes da UFRN. Até ai tudo bem, é um curso de licenciatura e a formação no ensino de artes é um dos focos. Aqui as coisas mudam um pouco. As licenciaturas de uma maneira geral sempre tiveram um diálogo um pouco difícil com a pedagogia.

No curso de artes visuais da UFRN, a dificuldade de diálogo é com a própria arte, essa que é produzida nesse momento histórico. Aqui a coisa começa a ficar estranha! Como um curso cujo objetivo é formar professores no campo da arte, não discute a arte do agora? É a arte contemporânea que se conecta com disciplinas, esferas, temas e repertórios do mundo de nossos dias. A universidade pública tem o compromisso social de estar a frente dos processos mais avançados da sociedade, no sentido de torná-la melhor.

Em recente Edital (008/2008), para concurso público para professor, há vagas para Professor Adjunto no departamento de artes para a categoria de escultura, modelagem e cerâmica. E por que não, também, para multimídia, vídeo, fotografia, novas tecnologias, mídias interativas, pesquisa em materiais expressivos, e outras áreas da contemporaneidade artística? Onde está o investimento em pesquisas, curso de extensão, espaços no qual se possa criar/refletir a relação entre arte e tecnologia, arte e violência, arte pública, arte e ciência entre tantas interfaces que a arte contemporânea possui?

A carga horária destinada a experimentação, produção do conhecimento em artes visuais, teoria e pesquisa, chega a mais de mil horas aulas, de um total de 2970, se levarmos em consideração as questões da arte contemporânea e seus links, necessários a formação de um artista/pesquisador/educador é insuficiente. Além da extrema precariedade dos laboratórios e a discussão desatualizada e retrógrada levada para sala de aula.

O curador Bitu Cassundé escreveu, a pedido desta coluna, sobre as impressões que teve do movimento artístico em Natal, quando esteve por aqui, semana passada, divulgando o edital do Programa Rumos Itaú Cultural: "Escrevendo um texto sobre a obra do artista Leonilson, deparei-me com uma lona sem data com a seguinte inscrição: ''Sementes, terra fértil, atitude''. De imediato veio a lembrança da recente temporada em Natal e a realidade que a maioria da produção local apresentou. Fiquei feliz ao encontrar um corpo de artistas com disposição, força e atitude, porém falta-lhes uma infra-estrutura básica como: incentivo a formação através de oficinas, cursos, residências artísticas, bibliotecas, troca de informação com a produção de outros estados e uma Universidade com mais recursos e dinamismo, uma melhor estrutura dos espaços de exposições e uma política pública que incentive a pesquisa e a produção. Natal já possui um solo fértil (os artistas), já possui sementes (as poéticas dos artistas), o que falta é atitude (dos gestores culturais)."


CURTAS


O 5º Salão de Artes Unimed - Ponta Grossa (PR) recebe inscrições até 30/04. Há 05 prêmios que totalizam R$ 3.850,00. Mais: http://www.artepg.com/


Abertas até 15 de abril as inscrições para o Revelando os Brasis Ano III, objetivando o desenvolvimento audiovisual e estímulo à produção de vídeos digitais. Mais: http://www.revelandoosbrasis.com.br/



Abertas até 18 de abril, a convocatória da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para participar do Residências Artísticas para Criadores de Ibero-américa no México. Mais: http://fonca.conaculta.gob.mx/



Publicada em 08 de abril de 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns...eu que estou lá dentro, bem sei. O curso precisa melhorar e mUuuuuuuuuuuuuuuuuito!

Xc