11/06/2008

32 - FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA


O DESEJO QUE FAZ DIFERENÇA
POR Sânzia Pinheiro, Jean Sartief e Afonso Martins

Detalhe do teto na exposição Desejos, de Andrea Ebert


A instalação é uma arte feita para um espaço específico, onde o objeto existe em cumplicidade com o espaço. O entendimento de site specific surgiu em decorrência das práticas minimalistas, do avanço das formas tridimensionais para o espaço puro e idealista do cubo branco, ou seja, o museu. Nalva Melo Café Salão, não é um museu, mas abriga Desejo, título da obra de Andréa Ebert, na qual é possível ver claramente o conceito de instalação.

Fugindo dos tradicionais espaços de exposição que algumas vezes carecem de estrutura, a artista preferiu explorar e brincar com as linhas geométricas espalhando suas instalações e seres – que ora lembram ginastas ora mergulhadores em órbita em uma busca ardente – pelos ares próprios do Salão/Café.

Antes da montagem a artista fotografou e estudou o lugar para dispor a obra que se configura em vários fragmentos que são espalhados num recinto delimitado para configurar sua totalidade. A relação dos objetos está na forma e no conceito. O observador vai explorando o espaço, descobrindo a obra e, esta lhe provoca uma agudeza de espírito. Há uma delicada surpresa a cada fragmento percebido; daquelas que só a realização de um desejo intenso é capaz de proporcionar.

Se as formas desenham sensações, as caixas de acrílico lacradas, que dão a ilusão de estarem iluminadas, problematizam as concretudes das cores, fruto da investigação da artista que questiona sobre o quanto uma cor pode ser palpável. Para a artista, "A cor do mar é não palpável, pois se colocamos dentro do copo ela desaparece. As flores do jambo se forem trituradas, perdem a cor de seu espaço. A cor do céu não é papável como a cor da terra. As caixas estão lacradas, como uma tentativa de tornar as cores concretas".

A exposição solicita do espectador uma quietude para, em seguida, mergulhar profundamente com muita elegância no universo de sentidos reconfigurados. É possível, também, perceber o conceito de Espaço em Obra, de Alberto Tassinari, no qual a relação dialética entre a substância física da obra e o meio circundante que inclui o espectador não deixa de implicar um "conteúdo" (que, de alguma forma, sempre será metalinguístico), mas nega-se a adotar as vias narrativas consagradas. Andréa coloca o espaço do Nalva Melo Café Salão em obra e deixa o espectador entrever o aspecto do processo criativo.

Se Caetano Veloso nos diz que “A gente não sabe o lugar certo de colocar o desejo ” é pelo fato de que o próprio desejo tem uma natureza diversa, colorida e assume múltiplos percursos. Andrea nos mostra isso sabendo muito bem onde colocar seus desejos e reforça a tese de Arnaldo Antunes ao afirmar que as cores como fenômeno se manifestam nas coisas.


CurtasCURTASCurtasCURTASCurtasCURTASCurtas


De 7 a 27 de julho, acontece em Bragaça Paulista o Festival de Arte Serrinha, que traz vários artistas convidados e um ciclo de debates e palestras. Mais: http://festivaldearteserrinha.uol.com.br/
.....
Até 11 de agosto seguem as inscrições para o Festival de Performance de Cali, na Colômbia, a realizar-se de 04 a 08 de novembro. Mais: http://www.helenaproducciones.org/
....
O Diretório Acadêmico da EBA/UFMG torna público a abertura de inscrições de propostas para Residência Artística a serem realizadas por meio do Projeto ACasa, durante os dias 15 a 30 de Julho de 2008 em Diamantina/MG. Mais: http://www.eba.ufmg.br/da/acasa/

Publicado em 10 de junho de 2008

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu a dica...fomos ver e gostamos da proposta. Muito bommmm...

Sandro
ufrn

Anônimo disse...

oi...queria dizer que não achei nada demais essas obras, pelo contrário...fui até motivado pela leitura da programação e achei a obra da artista, com todo respeito a artista, mas a obra é muito vaga, falta referenciais...acho que há uma certa exaltação gratuita que parece ser copiada e assim vai... sinceramente. Ninguém que tava comigo entendeu e não são pessoas sem "repertório"... Até vi uma relação com os adesivos que viraram mania em decoração de casas e apartamentos moderninhos... mas as caixas e absorção da luz são muito fraquinhas...

"Pitta"