31/10/2008

ARTES VISUAIS E CINEMA

Obra do brasileiro Milton Marques que usa materiais como motores de eletrodomésticos, engrenagens e caixas de madeira para criar projetores rústicos.


Desde a última terça-feira, dia 29 de outubro, o Instituto Itaú Cultural abriu para o público a exposição "Cinema Sim - Narrativas e Projeções", que pretende abordar as interações entre o cinema e as artes plásticas. A exposição - organizada pelo Núcleo de Audiovisual da instituição - apresenta 18 trabalhos que mostam a tendência de aproximação do cinema com as artes visuais com obras que exploram não apenas a projeção de imagens para criar a ilusão do movimento, mas os próprios mecanismos que permitem a criação dos filmes e é composta por obras de 11 artistas da Alemanha, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Japão, França, Inglaterra, Suíça e Brasil. Fica em cartaz até 21 de dezembro.


Dentre os destaques estão obras como "You and I, Horizontal III", do inglês Anthony McCall. A obra faz parte da série "Solid Light Films" ("Filmes de Luz Sólida"), que utiliza um foco de luz que "desenha" formas e movimentos ao ser projetado em uma sala com fumaça.


Na obra "89 Seconds at Alcázar", a americana Eve Sussman cria uma representação do que seria o momento em que o pintor espanhol Diego Velásquez teria criado a célebre obra "As Meninas", pintura de 1656.


Já a obra La Peau, foi último trabalho realizado pelo francês Thierry Kuntzel, antes de sua morte em 2007, revela uma paisagem panorâmica da pele, criada a partir de centenas de fotografias de partes de corpos não identificáveis.. Do Brasil, são apresentados vídeos da mineira radicada no Rio de Janeiro Rosângela Rennó e as traquitanas do brasiliense Milton Marques.


“Não se trata de uma exposição sobre o cinema, mas sim sobre a idéia e o conceito dele, e como os artistas contemporâneos o utilizam nas suas obras”, comentou Roberto Cruz, gerente do Núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, em consonância com idéia da convergência do cinema com as artes plásticas.

Nenhum comentário: