06/10/2008

DICA DE LIVRO

Capa do livro


Retratos Falantes, obra em aberto que o fotógrafo Paulo Fridman – exímio retratista prestigiado nacional e internacionalmente - realiza há nove anos, ganha agora versão em livro editado pela DBA, com texto de Arnaldo Antunes e projeto gráfico do artista Artur Lescher. A publicação reúne cerca de 70 dos 300 personagens colecionados pelo fotógrafo, de 1999 a 2008. Composições de retratos e textos ou desenhos, contendo as respostas das três questões colocadas, transformam fisionomias anônimas e registros de seus respectivos desejos em poemas visuais.
FV
Tudo começou em 1999, quando Paulo Fridman realizou pela primeira vez sua experiência em busca de rostos comuns que pudessem lhe dizer algo. Na mente, apenas as perguntas que faria para as pessoas fotografadas: quem é você? O que você pensa do futuro do Brasil? Qual é o seu sonho?
FV
Para a surpresa do fotógrafo, a sua primeira personagem, uma senhora idosa que catava latinhas na rua, respondeu em bom português, “Maria..., ex-professora e advogada”.
Neste momento nascia o projeto que resulta neste livro.
FV
Retratos Falantes (Ed. DBA, 132 págs., R$ 52).

Nenhum comentário: