16/10/2008

PETROBRAS CULTURAL... E AS ARTES VISUAIS?

Foto: O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli (em pé) e o ministro da Cultura Juca Ferreira

A Petrobras lançou nesta terça-feira, 14 de outubro, no Museu de Arte Moderna, Aterro do Flamengo, a edição 2008/2009 do Programa Petrobras Cultural (PPC), que engloba os editais de seleção pública para projetos de Audiovisual, Artes Cênicas, Música, Literatura e Cultura Digital.



O PPC é hoje o maior programa de patrocínio cultural já lançado no país e sua verba é a maior já destinada por qualquer empresa a um programa de cultura, todavia, contudo, entretanto... não contempla as artes visuais diretamente... O mais perto que chegou foi em relação a festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital (R$ 1,1 milhão). Cerca de mil projetos receberam patrocínio através do programa, desde a sua primeira edição, em 2003. Para esta primeira fase será destinada uma verba de R$ 42,3 milhões.

Para o presidente da Petrobras, o PPC possui três características que aprofundam o movimento que a Companhia realiza por meio de sua política de fomento cultural: a seleção pública, a separação entre as atividades de criação e difusão e a estabilidade para que o Ministério da Cultura possa implementar suas políticas públicas com o apoio dos recursos externos. "Esse programa não pode ser visto como um fenômeno de curto prazo. Primeiro porque tem como objetivo não somente o apoio à criação cultural, mas a montagem de uma infra-estrutura para a difusão. É um programa que não tem em seu objetivo apenas a formação cultural, mas auxiliar o processo de organização social", analisou Gabrielli.


Durante a cerimônia, Wilson Santarosa anunciou que a Petrobras poderá lançar, até o fim do ano, um novo edital de R$ 40 milhões. "Neste momento, a Petrobras assume esse compromisso", afirmou Santarosa.


A comissão de seleção do PPC é formada por um grupo de cinco a sete profissionais que atuam diretamente nos setores da cultura atendidos pelo programa. Eles são convidados pelo Conselho Petrobras Cultural, formado por representantes da Petrobras, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom). Essas comissões são renovadas a cada ano e sua composição busca atender à maior diversidade possível de perfis para o julgamento dos projetos.



As comissões selecionam os projetos por seu mérito qualitativo.


Os editais estão divididos da seguinte forma:



- Audiovisual - R$ 26,6 milhões . Produção de filmes de longa-metragem em 35mm para salas de cinema (R$ 13 milhões) . Produção de filmes em mídia digital: curta e longa-metragem (R$ 7,8 milhões) Produção de filmes de curta-metragem em 35 mm para salas de cinema (R$ 800 mil) . Festivais de cinema (R$ 2 milhões) . Difusão de filmes de longa-metragem – (R$ 3 milhões).


- Música - R$ 5,6 milhões . Gravação e circulação de música com disponibilização em CD (R$ 1,2 milhões) . Gravação e circulação de música com disponibilização na internet (R$ 400 mil) . Circulação de shows/concertos de música brasileira (R$ 2 milhões) Festivais de música (R$ 2 milhões).


- Artes Cênicas - R$ 7,3 milhões (R$ 14,6 milhões em dois anos) . Manutenção de grupos e companhias de teatro (R$ 4 milhões) . Manutenção de grupos e companhias de dança (R$ 2,3 milhões) . Manutenção de grupos, companhias de circo e trupes circenses (R$ 1 milhão).


- Literatura - R$ 810 mil . Criação literária: ficção e poesia (R$ 810 mil)


- Cultura Digital - R$ 2 milhões . Apoio ao aprimoramento de websites culturais brasileiros já existentes (R$ 900 mil) Festivais e eventos de artes eletrônicas e cultura digital (R$ 1,1 milhão).


As seleções públicas relacionadas às linhas "Preservação e Memória" e "Formação/Educação para as Artes" têm as inscrições previstas para maio de 2009.


Mais: http://www2.petrobras.com.br/portal/frame.asp?pagina=/Cultura/portugues/index.asp

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