24/11/2008

25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher




Blogueiros de todo a America Latina e do mundo são convidados a participar da Campanha contra a violência nas mulheres e o Fermentações Visuais apoia integralmente a questão.

25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, data instituída durante o 1º Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe em Bogotá, Colômbia, em 1981. O reconhecimento desse dia se deve à memória das irmãs Mirabal, brutalmente assassinadas na República Dominicana durante o regime do ditador Trujillo, em 1960. Países como Bolívia, Brasil, México e El Salvador organizam campanhas para incentivar o respeito aos direitos da mulher. Uma marcha pacífica será organizada na capital boliviana, La Paz, onde a cor branca será a predominante. Em Natal, haverá um cortejo performático saindo do centro da cidade.

Os dados comprovam que 70% do total de pessoas que vivem em condições de miséria absoluta, são mulheres; do total de analfabetos, elas representam 2/3. A carga horária de trabalho diário é de, aproximadamente, 13% superior a do homem. Na zona rural sobe para 20%, embora represente mais de 50% da mão-de-obra no campo, recebe menos de 10% do crédito rural disponível. Em cada dez famílias brasileiras, três são chefiadas por mulheres, que vivem sozinhas com seus filhos (as), no entanto, seus salários são cerca de 25% menor do que os dos homens.

Nenhum comentário: