29/11/2008

SEMINÁRIO COM ARAHAM PALATNIK E GERALDO EDSON DE ANDRADE


O Governo do Estado e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN) estará realizando a partir das 08 horas, no dia 03 de dezembro de 2008, no Auditório Robinson Faria, na Assembléia Legislativa do Estado, o segundo Ciclo de Palestras do Projeto Ciência do Povo: saberes e fazeres, práticas produtivas tradicionais, o invento e o inventor potiguar com a presença de ABRAHAM PALATNIK E GERALDO EDSON DE ANDRADE.

Esse segundo ciclo, intitulado O INVENTO E O INVENTOR POTIGUAR: CIÊNCIA DO POVO está ligado ao projeto que integra ações do Programa Monumenta, do Governo Federal, executado pelo Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com apoio da UNESCO e recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

O primeiro Painel, PALATNIK, terá a presença do engenheiro e artista de renome internacional Abraham Palatnik, nascido no Rio Grande do Norte, que é considerado o precursor da arte cinética mundial e tem obras expostas em vários museus do exterior, como Amsterdã e Berlim, bem como na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte. Também estará presente outro potiguar, Geraldo Edson de Andrade, professor universitário, crítico de arte e escritor de renome nacional, com diversos trabalhos publicados e mais de 80 curadorias de exposições de arte no Brasil, sendo um dos principais críticos da obra de Abraham Palatnik.

A temática do primeiro Painel do seminário é, justamente, a arte cinética de Palatnik, entendida enquanto uma das invenções mais representativas do século XX por aliar ciência, tecnologia e arte.
Às 9h30 haverá a fala do artista Abraham Palatnik sobre a sua trajetória, seguido por Geraldo Edson de Andrade abordando a arte cinética de Abraham Palatnik, a esposa de Abraham Palatnik, dona Léa Palatnik, dará um depoimento familiar sobre o artista; Jota Medeiros, reconhecido artista e poeta visual, que falará sobre o Museu Abraham Palatnik, finalizando com a Professora Isaura Rosado, Diretora-Presidente da FAPERN, que irá discorrer sobre o Prêmio Abraham Palatnik. A coordenação do painel está a cargo do imortal Dorian Gray, consagrado artista potiguar.

No segundo Painel, SEVERO, será discutida a importância do norte-rio-grandense Augusto Severo enquanto pioneiro da dirigibilidade do balão e, portanto, precursor do desbravamento do espaço. Este painel será coordenado pelo jornalista e imortal Ticiano Duarte e contará com as presenças do Coronel Fernando Hipólito da Costa, que traçará uma breve biografia de Augusto Severo (Um Potiguar) ; do físico e professor da UFRN, Uílame Umbelino Gomes, que abordará, em sua fala, a contribuição de Severo para as invenções, enfocando a criação do dirigível Pax; do escritor e professor da UFRN, Tarcísio Gurgel, que noticiará a presença de Severo e a repercussão de seus inventos na literatura potiguar; de um representante do Museu Aeroespacial (MUSAL) do Ministério da Defesa, que demonstrará a importância do acervo museológico de/sobre Severo presente na instituição, localizada no Rio de Janeiro e, por fim, a Professora Maria Lúcia Beltrão Lessa Severo, familiar de Augusto Severo, que falará em nome da família.

A programação pode ser conferida clicando no endereço abaixo, onde poderão ser feitas, também, as inscrições antecipadas para o seminário, com direito a certificado de participação.
Maiores informações pelo e-mail cienciadopovo@gmail.com ou pelo site www.fapern.rn.gov.br e pelo telefone (84) 3232-1703

Nenhum comentário: