02/12/2008

57- FERMENTAÇÕES VISUAIS -TRIBUNA DO NORTE -TODA TERÇA FEIRA


CONVERSANDO COM ARTHUR SOUZA
Sanzia Pinheiro, Jean Sartief e Afonso Martins


Dando continuidade às entrevistas com os premiados nos salões de Natal, segue aqui a conversa na íntegra, com Arthur Souza, premiado no II Salão Abraham.

Você pode dizer um pouco do processo dessa obra premiada?

"Madon(n)as" é uma série infográfica, com a apropriação de imagens virtuais e a assemblage de pixels. Foi um trabalho realizado na disciplina História da Arte na Universidade sobre as madonas de Duccio de Buosegna. Lembro-me que antes de produzir esta, o professor Vicente Vitoriano, mostrou um trabalho chamado "Courbet de Plástico", que foi apresentado na mostra de Arte Postal no NAC. Se tratava de uma série infográfica com a aplicação do "efeito virtual de plástico" sobre trabalhos de Courbet. Estes trabalhos produzi em 2007, com a manipulação digital das imagens das madonnas de Duccio de Buosegna, Madonna e Marilyn Monroe (a madona de Andy Warhol). Pensei em retratar um pouco essa cultura pop e suas "sacralidades", propondo "uma fé mais atraente". Estavam guardados. No período em que abriram inscrições para o Abraham Palatnik, estava a tratar das questões da viagem e nem pensava em mandar algum trabalho. Foi quando Vinicius Dantas insistiu que inscrevesse a série que se tratava de um trabalho interessante, isso há um dia para o término das inscrições. Inscrevi-me de última hora e não esperava que fosse um dos premiados. Só posso ser muito grato a Vinicius Dantas...

Qual a sua formação e como ela contribui (ou não) para o seu trabalho artístico?

Sou formado em Tecnologia em Produção da Construção Civil pelo CEFET-RN e sou estudante do curso de Artes Visuais pela UFRN. A minha primeira formação trouxe a minha produção um olhar sobre a cidade, sobre uma série de tecnologias que se emprega na construção, em suas problemáticas ambientais e sociais. Foi onde iniciei os estudos em arte com o professor David Júnior, que ensinava desenho de observação e pintura a óleo. Foi a partir daí (2003) que iniciei uma produção, inicialmente na pintura e desenho. Mas foi no curso de Artes Visuais e na abordagem histórica e crítica da arte que comecei a observar melhor os contextos artísticos e é importante para a minha produção artística. Se hoje, estou cursando Artes na Faculdade de Belas Artes do Porto (Portugal), isso é graças a universidade e as oportunidades que cada vez mais vem se estabelecendo entre universidades no estrangeiro e a UFRN. A Universidade é uma porta para se ir onde se quer... Mas é importante observar que não é estanque. É necessário que o aluno também esteja "antenado" ao que se produz fora do contexto que pesquise, se informe e faça cursos outros...

Do que você sente falta na cidade relativo ao seu campo de trabalho?

TUDO!!! Não há espaços, não há uma política de incentivo (duradoura)... Estamos desamparados... Entregues a sorte e as aventuras além-mar...

Como você percebe a evolução das artes visuais em Natal/RN nestes últimos anos?

Não tenho percebido uma evolução nas Artes Visuais no Estado, acredito que o que surgiu no cenário norteriograndense foram novos artistas "antenados" com a produção contemporânea. Até, porque acredito na coexistência de produções modernistas e contemporâneas sem tornar artistas que produzem sobre aspectos modernistas menores. Temos grandes artistas, acredito que temos pouco espaço para exposições (e investimentos!), o que torna este convívio tumultuado e concorrido. Há um afastamento e uma concorrência entre artistas. Iniciativas tomadas pelo estado e prefeitura como palestras de artistas "renomados" (e com propostas contemporâneas) são importantes, mas acredito que são discriminatórias a ponto de querer que artistas "modernistas" produzam trabalhos contemporâneos. Acredito na liberdade de produção, não importando o suporte ou a temática. A coexistência é importante, acredito que há espaço (de mercado fruidor de arte) para todos. O espaço físico é que me parece ainda ser um problema.
Você desenvolve alguma pesquisa? Poderia falar-nos sobre ela?

Hoje, desenvolvo pesquisas relacionadas à "sinestesia", de como sonorizo a forma e como "formalizo" o som. Tenho pesquisado sobre os trabalhos de John Cage e um pouco sobre Duchamp, além das poéticas modernistas do musicalismo, movimento muito ínfimo e com poucas obras relacionadas. Tenho produzido algo relacionado a isto, com a influência da imagética do mangue-beat. Mas, tenho pesquisado sobre a performance e como poderei "encaixar" isso na minha produção. Iniciei a produção de videos-arte. Não tenho uma linha de suporte, só poéticas que me guiam.
Quais os planos futuros?

Produzir, Produzir e Produzir. Me jogar a editais, a consolidação de um grupo artístico, estudar, fazer meu mestrado, doutorado... AMÉM!

Nenhum comentário: