11/01/2009

POLÍCIA ITALIANA RECUPERA 10 OBRAS PRIMAS


A polícia italiana recuperou dez obras-primas, incluindo uma pintura atribuída a um artista que trabalhou na Capela Sistina, e que foram roubadas de um antigo complexo religioso em Roma, afirmaram as autoridades nesta terça-feira.


Segundo a polícia, as pinturas foram encontradas em dezembro, embrulhadas em jornais e escondidas em um trailer de um suposto ladrão de obras de arte.Os investigadores disseram acreditar que o homem iria levar as pinturas para o exterior para vendê-las, afirmou o general Giovanni Nistri.


Nistri declarou que as obras, datadas entre os séculos 16 e 19, são avaliadas em quatro milhões de euros (R$ 12,3 milhões).


A pintura mais importante entre os trabalhos é a "Sagrada Família", uma representação de Maria, José e o menino Jesus. A obra é atribuída ao artista Parmigiano, do século 16. No entanto, o especialista do museu de Roma Claudio Strinati afirmou, em seguida, que é mais provável que o trabalho seja de autoria do mestre flamengo Hendrick van den Broeck. O pintor era amigo de Parmigianino e decorou a entrada da Capela Sistina, mais conhecida pelos afrescos pintados por Michelangelo.


Segundo a polícia italiana, as obras recuperadas se encontram em bom estado.

Nenhum comentário: