11/01/2009

VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA - VAC



Acontece de terceira edição do festival Verão Arte Contemporânea (VAC) apresentará 48 atrações de artes visuais, música, teatro, cinema, dança, artes plásticas e moda. Serão 35 dias de apresentações nos mais variados espaços da capital. Anunciada pelos realizadores Ione Medeiros e Jonnatha Horta, do Officina Multimédia (que desenvolveu o evento em parceria com Mercado Moderno e outros apoiadores), a programação confirma a vocação dos artistas mineiros de valorizar a diversidade de ideias.



Entre os convidados estão os músicos Antônio Loureiro, Graveola e o Lixo Polifônico, Kiko Klauss, Renegado, Sérgio Aluotto e Elisa Paraíso. Também participam do evento as companhias de teatro Luna Lunera, Malarrumada, Espanca!, Odeon e Zap 18, além dos grupos de dança Clube Ur=Hor e Movasse. Intervenções em artes visuais serão desenvolvidas pelos coletivos Kaza Vazia, Gia (de Salvador) e Poro.



Uma das novidades é o duelo de MCs, realizado às sextas-feiras debaixo do viaduto em frente à Serraria Souza Pinto. "O hip hop traz um conceito social e cultural muito relevante. O duelo ocorre há algum tempo, mas queremos que ele ganhe mais visibilidade e seja conhecido por quem não pertence à cena do rap", afirma Jonnatha Horta. Ione Medeiros elogia o encontro promovido pelo coletivo Família de Rua: "A radicalidade deles, que fazem questão de preservar a forma de se expressar, é muito importante e tem muito a ver com o conceito do festival".



IDEOLOGIA



O "conteúdo ideológico", observa Ione, é um dos principais motivos do interesse crescente dos artistas e do público pelo festival. Pela primeira vez, ele contará com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e recursos para o pagamento de ajuda de custo a parte dos convidados. A intenção, inicialmente, era resumir a programação a eles, mas a adesão voluntária de outros artistas permitiu ampliar o formato. Para a organizadora, a situação é distante da ideal, mas demonstra a importância da união de forças em torno de programação que propõe discussão mais aprofundada sobre a qualidade do entretenimento. A ideia é, sobretudo, valorizar trabalhos autorais ligados à pesquisa e à experimentação.



Ione lembra que Belo Horizonte, historicamente, tem se revelado foco desse tipo de criação. Por isso não é surpresa o número de participantes. Entre as instituições parceiras estão o Museu de Arte da Pampulha, A Obra Bar Dançante, Usiminas Belas Artes e Filmes de Quintal. "Cada um deles fez a própria curadoria. Estamos apostando na descentralização, considerando que os gestores desses espaços têm em comum a maneira de pensar arte e cultura com o mesmo ponto de vista do Verão", explica. O festival integra o projeto BH espera por você, que pretende estimular o turismo cultural nas férias de verão.



Vários artistas comparecerão com trabalhos inéditos ou em campanha de lançamento. A cantora Elisa Paraíso mostrará o show Da maior importância, de seu disco de estreia. O CD reúne compositores consagrados e novos autores mineiros. Ela é acompanhada por Thiago Nunnes (violão e guitarra), Pablo Souza (baixo acústico), Gustavo Figueiredo (piano) e André "Limão" Queiroz (bateria). "O festival é espaço importante para os independentes mostrarem seus trabalhos", diz Elisa. Com direção e concepção de Carlos Gradim, a Cia Odeon apresentará E ninguém tinha nada com isso…, livre adaptação de Edmundo de Novaes do livro homônimo de Marcelo Garcia sobre homossexualismo.



Cia Luna Lunera apresentará Cortiços INTERVENÇÕES



Também é inédita parte das intervenções urbanas dos coletivos Poro (de Belo Horizonte) e o soteropolitano Gia, que apresentarão ações em locais inesperados da capital. Augusto de Castro, curador da 2ª Retrospectiva Audiovisual Frank Zappa, informa que, além da exibição de filmes, haverá tributos de artistas e familiares do compositor. Entre as manifestações, está sendo preparado recital inédito de Fábio Adour.



O Verão Arte Contemporânea começa na quarta-feira. Ocupará ruas, teatros, galerias, museus, cinemas, bares e galpões. Várias ações são gratuitas. Ingressos para apresentações pagas devem ser adquiridos nos locais dos eventos.



PROGRAMAÇÃO



Abertura


ARTE NA MODA E MODA NA ARTEDia 14, às 21h


Local: Teatro Francisco Nunes, Avenida Afonso Pena, s/nº, Centro



RONALDO MACEDO BRANDÃO E TATU GUERRA


Série: Objetos vídeosDe 14/1 a 31/1, às 20h


Hall de entrada Teatro do Francisco Nunes, Avenida Afonso Pena, s/nº, Centro



PORO e GIA: INTERVENÇÕES DIVERSAS


Ações não terão datas e locais definidos



VERÃO ARTE CONTEMPORÂNEA



• Ingressos: R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada)


Informações: (31) 3221-6200
• Programação completa: http://www.veraoarte.com.br/vac2009/home.html

Um comentário:

Sarah disse...

Saudações!
Sou jornalista e gostaria de ter o contato dos administradores do Blog.
Desde já agradeço!
Abraços.
Sarah Torres
sarahjtorres@gmail.com