26/09/2008

NADA SUBSTITUI O CONTATO REAL DO ESPECTADOR COM A OBRA

fv


O Governo do Estado através do Centro de Documentação Eloy de Souza (CEDOC) da Fundação José Augusto, implanta o projeto ”Acervo em Movimento”. A proposta do projeto é a divulgação do patrimônio das artes visuais do Rio Grande do Norte dentro da rede pública de ensino.
fv
A Idéia é louvável, importante e necessária, mas antes disso é preciso manter a Pinacoteca! Garantir aos cidadãos e artistas o pleno uso do prédio, incentivar as exposições, treinar os funcionários, ampliar o acervo, melhorar as condições físicas da reserva técnica, das estruturas internas, implantar visitas monitoradas etc e aí sim, desenvolver este tipo de projeto...


O “Arcevo em Movimento” oferecerá um seminário e uma oficina, para capacitação dos professores. O seminário visa discutir conceitos que sustentam esse projeto, como patrimônio, memória, história, artes visuais e a condição humana. Já a oficina, vai produzir o material didático onde o conteúdo será voltado ao estudo da acervo da Pinacoteca do Estado. Serão escolhidas 30 obras dentro do acervo da Pinacoteca que serão analisadas pelos professores participantes, e a idéia é produzir um livro didático que será usado em sala de aula, a partir destes ensaios de idéias.


Mas a pergunta ainda existe...e como fica a situação da Pinacoteca? Por que razão não levar as crianças à Pinacoteca?


O Seminário acontece de 30 de setembro a 02 de outubro e a Oficina entre os dias 13 e 17 de outubro na sede do SEBRAE/RN, Av. Lima e Silva, 76, Lagoa Nova.

Informações e inscrições pelo telefone 3232- 9724 ou no e-mail:
fjaacervomovimento@rn.gov.br


3 comentários:

Anônimo disse...

E importante ações como essa de dar maior visibilidade da obra dos artistas potiguares a crianças e adolescentes da rede pública. Acho que a oficina e o seminário serão bastante interessantes nesse sentido de formular ações, por isso é muito válido também os questionamentos aqui colocados. É preciso estarmos atentos à questão física e documental da Pinacoteca.
Acho muito bom esses questionamentos que só colaboram para encontrarmos um caminho de excelência no cuidado, manuseio, criação de acervo e exposições da arte potiguar.

Lúcia Pereira
nos vemos por lá!

Anônimo disse...

É só para professores?

Márcio

Unknown disse...

ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, ARTES E OUTRAS LICENCIATURAS PODEM PARTICIPAR.