18/10/2008

LANÇADO O PRÊMIO THOMÉ FILGUEIRA

A foto de Iano Andrade que imortalizou Thomé Filgueira.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Fundação José Augusto e do CEDOC - Centro de Documentação Cultural Eloy de Souza, lançou a abertura das isncrições - de 13 de Outubro a 13 de novembro de 2008, para o concurso “PRÊMIO THOMÉ FILGUEIRA", abrangendo as seguintes modalidades: pintura, desenho, gravura, escultura, objeto e instalação.

O concurso vai aplicar recursos no valor total de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e tem como objeto geral selecionar 30 (trinta) artistas que integrarão a coletiva - Panorama das Artes Visuais do Estado do Rio Grande do Norte – ainda nesse ano e distribuir 5 categorias de premiação gerando um total de 31 premiados. Dessa forma já nasce se firmando como um dos mais importantes prêmios do Rio Grande do Norte e estabelecendo inovações, como a premiação voltada para a categoria Ação Curatorial.



São cinco premiações voltadas para as artes visuais:

a) Prêmio Panorama das Artes Visuais do Estado (Ação Curadoria) – Será contemplado aquele proponente ou grupo que apresentar um projeto que permita um panorama da produção atual das artes visuais no RN, que aponte os benefícios reais para os seus públicos e que fundamentalmente provoque desenvolvimento da produção artística contemporânea no Estado, e que apresente maiores probabilidades de exeqüibilidade.

b) Prêmio Governo do Estado – Concorrem a este prêmio artistas ou grupo que no ato de inscrição, comprovarem haver realizado 4 (quatro) ou mais, mostras individual ou em conjunto; (apresentar no ato de inscrição, material impresso comprobatório tais como: folder’s, recorte de jornais, convites, catálogo..)

c) Prêmio Thomé Filgueira – Revelação de novos artistas e de Incentivo a realização de mostra. Concorrem a este, artistas ou grupo que no ato de inscrição declararem haverem realizado até 3(três) exposições individual ou em conjunto(ou não realizaram) mas que, comprovem participação em coletivas entre 2006 e 2008;

d) Prêmio Aquisição – A comissão de premiação conferirá 7 (sete) prêmios aquisição, dentre os artistas e grupos selecionados, independente da declaração do número de exposições individuais ou em conjunto realizadas;

e)Prêmio Participação – Será conferido prêmio participação a artistas ou a grupos selecionados, que não lograram prêmio aquisição ou de incentivo(não se estende aos concorrentes ao prêmio de Ação Curadoria).


Parabéns pelo Governo do Estado que sabiamente lança este edital e com homenagem justa a Thomé Filgueira, contudo há dois pontos que indicamos para reflexão para os próximos concursos.


1 - Sugerimos que frente ao pólo fotográfico existente na cidade, a linguagem bem estabelecida, aos novos artistas que com ela estão descobrindo o universo das artes, aos que têm levado (através da fotografia) o nome do Estado para fora das fronteiras, não seja esquecido a categoria FOTOGRAFIA nos próximos editais;


2 - Objetivando melhorar a questão da ação curatorial, seria importante manter o foco de desenvolver e dar visibilidade a arte contemporânea; contudo é preciso melhorar o valor destinado a tal ação... uma exposição de excelência com valor bruto de R$ 7.000,00 (sete mil reais) não dá para nada... agora se for para criar um projeto sem catálogo bem feito, sem aprofundamento, sem bons jurados, sem boa divulgação, sem monitores, sem adaptação do espaço expositivo, sem auxílio na montagem etc... aí dá! Vamos ampliar essa discussão, os valores e colocar mais de um projeto selecionado como ação curatorial.


O edital e a ficha de inscrição você pode conferir aqui:

Informações: 3232-9724

Nenhum comentário: