17/11/2008

DISCUSSÃO DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA ARTE CONTEMPORÂNEA


Acontece em São Paulo, um forum sobre a necessidade de discutir as funções sociais da arte contemporânea. Esse tipo de ação mostra o quanto as outras cidades, colocadas como fora do eixo mercadológico artístico central, devem investir em discussões que são o caminho atual da arte. Os grandes centros não precisam lutar pelas pinacotecas, melhorar as montagens dos salões ou buscar maior visibilidade para a arte contemporânea...eles já passaram dessa fase e investem na formação, nos rumos da arte, nas questões que devem ser focadas.


O projeto começou no dia 12 e segue até o dia 18 de novembro. O projeto Agulhas Negras foi inspirado na Black Mountain College, escola experimental de arte que nos anos 1960 formou grande número de artistas do movimento de vanguarda nos Estados Unidos. A curadoria do evento foi elaborada por Ellen Blumenstein e Carla Zaccagnini e o projeto reúne durante duas semanas em uma casa de campo, catorze artistas da Europa e da América Latina com o objetivo de explorar formas colaborativas, sociais e utópicas de arte. O resultado da residência artística será apresentado pelo Goethe-Institut São Paulo, Centro Cultural São Paulo (CCSP) e FAAP através de palestras, encontros, intervenções no espaço público e institucional, performances e exposições.


Nos dias 12, 13 e 14 de novembro aconteceu, na sala Zero do CCSP, uma reunião onde os participantes relatram as suas experiências da residência e apresentam seus trabalhos. Nos dias 17 e 18 de novembro a partir das 19h30, o Goethe-Institut São Paulo promove o encontro Do Black Mountain College a Agulhas Negras com as mesas redondas Criação Colaborativa com mediação de Ellen Blumenstein e Arte - Experimento -Aprendizado com mediação de Carla Zaccagnini. Ambas as mesas terão participação dos artistas e convidados. A transmissão será feita online pelo site do Fórum Permanente.


Exposição, palestras de 12 a 18 de novembro, 2008

Diversos locais
Acesse a programação completa: http://www.forumpermanente.org/
(11) 3296 7000

Nenhum comentário: