02/01/2009

59 - FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA


Fermentando um próspero 2009
Por Jean Sartief, Sânzia Pinheiro e Afonso Martins

Última coluna do ano. Intenso ano nas artes visuais no cenário nacional e local. Tivemos a realização do Projeto denCidade, via Funarte e Petrobras, realizando intercâmbio de vivências entre artistas nacionais e potiguares no bairro Nossa Senhora da Apresentação; presenciamos a bienal do vazio e o vazio da bienal; nos deparamos com salões melhorados, mas ainda longe de excelentes; encontramos novos questionamentos entre os artistas que produziram com mais coerência e antenados ao que efervesce no mundo.


Também assistimos a mudança da direção da Funarte; elegemos uma nova prefeita e seguimos atentos à nova gestão cultural que se aproxima; nos chocamos com a questão da Pinacoteca do RN que desapareceu a olhos vistos; divulgamos salões e editais que aconteceram pelo país, aplaudimos e torcemos pelos conterrâneos selecionados e premiados; nos entristecemos com a perda de dois artistas de calibre: Thomé Filgueira e Diniz Grilo; presenciamos o nascimento do Prêmio Thomé Filgueira, entrevistamos artistas nacionais e locais, trouxemos questionamentos e sacudimos a poeira para um próximo ano cheio de ventos fermentantes.


Desejamos que em 2009 sejamos mais críticos e atuantes, com menos passividade e medo; com mais ousadia e espírito desbravador. Fazemos votos para que os artistas locais alcancem novos territórios, investiguem novas terras, linguagens, desejos, olhares; redescubram-se dentro de si e tornem da arte a essência vital para ir além das revoluções do mundo.


Publicada em 30 de dezembro de 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

é... e fazemos votos para que os artistas deixem de tanta pequenez com mentalidade retrógrada e lutem por mais espaço, por editais melhorados, por menos poder, por mais verdade, menos fraudes, brigas e mais coerência... parabéns a vocês que são um grito na contra-mão daqueles que pedem o mesmo sempre! Vida longa e renovada ao Fermentações!

Erenilda Santiago