08/07/2008

36 - FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA

gg
DOS LEITORES*

Por Jean Sartief, Sânzia Pinheiro e Afonso Martins

reflexões sobre a pressão do sistema

Dois comentários de leitores da coluna nos trazem reflexões sobre nosso contexto e a pressão que o sistema exerce sobre todos nós.


Um deles, Geison, comentando sobre a coluna Arte e Novas tecnologias, diz que concorda com as divergências conceituais entre o proposto e o realizado nas instituições culturais da cidade e cita a entrevista de Max de Castro – na ocasião de sua apresentação no Projeto Seis e Meia, comentando que lá no final da entrevista – no mesmo caderno de nossa coluna, o cantor diz, relativo a música, que "O Rio Grande do Norte vai estourar um dia". Geison é enfático em demonstrar uma certa incredulidade quanto a mudança desse status quo da arte potiguar: "... É essa a sensação...um dia... um dia perdido... um dia que demora muuuuuuuuuuuito a chegar... chegará?"


Um outro leitor questiona-nos da distância entre a nossa realidade – que vai desde o sistema político até ao pequeno circuito local artístico – e a tecnologia (tema de nossas últimas colunas em função do Prêmio Abraham Palatnik). A cena artística de Natal destoa um pouco do cenário brasileiro (dos centros que pesquisam, discutem e propõe ações em arte em abrangência internacional) quanto à efervescência, as políticas culturais, o repertório do público, os coletivos, os grupos independentes e o fomento a discussão de uma arte consciente de seu tempo etc, mas nossas instituições também sofrem da burocracia e ineficiência existentes em outros estados.


Questiona-nos se deve, ou não, se inscrever no Prêmio Palatnik. Bem, sabemos que o aprendizado se dá no intercâmbio provocado pelo ato de estudar a história da arte, pesquisar, experimentar, conversar, discutir seu trabalho, conceitos, idéias e buscar aprofundamentos com amigos, artistas e conhecer outras práticas diferente da sua. O artista deve estar aberto a críticas construtivas que o impulsionem em sua poética. A partir daí ele terá a resposta que busca. Porém, mais importante que um prêmio é a construção de um pensamento, uma carreira, um percurso firme que vai mostrar, ao longo do tempo, o quão importante é a troca, o experimental e como isso se reflete na obra.


É esse refinamento que vai dirimir algumas das angústias em relação à própria produção. O convívio com outros artistas, prática pouco difundida em Natal, é salutar nesse aprendizado e pode gerar uma nova visão saindo do sistema passional que a cidade impõe. Nesse sentido, vale a pena criar coletivos, propor ações independentes de instituições, romper fronteiras, realizar parcerias com artistas de outros estados, discutir e lutar por um outro sistema e por instituições culturais realmente envolvidas e com gestores mais comprometidos com o movimento de artes visuais e aí sim, em pouco tempo poderemos ter um outro cenário!


Se continuamos com as mesmices de sempre; se aceitamos passivamente os abusos e desmandos praticados; se não nos posicionarmos com medo de ficarmos "queimados", apenas seguiremos dando força a um sistema ultrapassado e que, como séculos atrás, visa apenas a manutenção do poder nas mãos dos mesmos.

CURTAScurtasCURTAScurtasCURTAScurtasCURTAS


A quarta edição da bienal Emoção Art.ficial, exposição de arte e tecnologia em cartaz no Itaú Cultural fica até 14 de setembro. Mais: http://www.itaucultural.org.br/
...

Dia 10 de julho, às 18h, acontece na livraria Siciliano, do Midway Mall, o lançamento do catálogo da mostra LIVRO DE ARTISTA: ESCRITURAS E EXISTÊNCIAS, com bate-papo com Dácio Galvão.
...
Até 31 de julho as inscrições para a III Mostra Recife de Fotografia. Mais: http://www.recife.pe.gov.br/2008/06/30/mat_162922.php
....
* O título publicado na edição impressa desta coluna do Fermentações Visuais foi "Um minuto de silêncio", mas não foi o título definido pela equipe do Fermentações, então publicamos aqui o título original.
.
publicado em 08 de julho de 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Oie...fiquei surpreso e feliz em ver meu comentário publicado. Parabéns pelo trabalho de vocês, é um faixo de luz em meio ao pensamento caótico e desagregador em Natal. Parabéns.

Geison
gbelgrado@bol.com.br