25/07/2008

38- FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA


APIC – ARTISTA PATROCINANDO INSTITUIÇÕES CULTURAIS!

Por Jean Sartief , Sanzia Pinheiro e Afonso Martins


Desde 2001, está em circulação no Brasil, uma das mais bem humoradas e críticas ações em favor dos artistas e contra as imposições mercadológicas dos editais de arte. Trata-se de um logotipo que traduz uma sigla denominada APIC – ARTISTAS PATROCINANDO INSTITUIÇÕES CULTURAIS.

A proposta, apesar de irônica, é série e vem sendo adotada pelos artistas que se deparam com a realidade dos problemas decorrentes das exposições propostas por instituições públicas. Normalmente é comum o próprio artista ser o responsável pelo transporte, seguro, impressão, elaboração de catálogos ou convites, coquetel e até mesmo doação de obras para os proprietários das galerias e espaços expositivos como forma de pagamento de uso do espaço. Quem já não passou por isso em Natal?

A APIC traz a discussão não somente sobre quem deve recair todos os custos de uma exposição proposto por uma instituição como também sobre o valor financeiro sobre o conhecimento artístico e intelectual expresso na obra exposta publicamente. A legenda foi criada por dois artistas brasileiros, Maria Lucia Cattani e Nick Rands, residentes em Porto Alegre e com considerável currículo em enfrentar problemas e desafios com exposições no Brasil e na Inglaterra.

No País de Gales, os artistas há muito lutam por seus direitos e após várias campanhas de organizações que representam legalmente os artistas como a Artist’s Union e a National Artists Association, a situação mostrou-se modificada. Hoje, é realizado um contrato padrão entre o artista e o local do evento, seja galeria, museus etc, onde os custos de transporte de obras, seguro, fotografias e publicações são cobertos pelo espaço expositor, e indica uma taxa conhecida como Direito de Pagamento de Exposição, que gira em torno de R$ 1.500, paga ao artista conferindo o reconhecimento pelos serviços intelectuais/artísticos derivados do ato de expor numa instituição pública para uma comunidade inteira.


Ora, é fácil reconhecer a relação existente, na maioria das profissões entre o conhecimento intelectual e a remuneração. Paga-se um advogado pelos seus serviços, paga-se a um dentista pelo seu conhecimento e ação, paga-se a um palestrante pelo renomado saber e por que motivo não pagar a um artista que estudou por anos, capacitou-se, investiu em materiais realizando experimentações e pesquisas, participando de cursos, palestras, oficinas, viagens, livros para exercer sua atividade com propriedade. Por que só pagar pela obra, quando muitos não a contraem financeiramente, mas a adquirem como conhecimento visual que será incorporada a experiência de vida.

Muitos artistas iniciantes participam com euforia de exposições em espaços públicos como forma de começo de construção da carreira, do nome e assim submetem-se às circunstâncias exigidas; contudo com uma certa experiência reluta em participar de exposições em espaços públicos devido aos custos e à falta de respeito ao seu trabalho – levando em consideração que muitas destas instituições não possuem profissionais aptos ao manuseio, tratamento, acondicionamento das obras, climatização, investimento em arte educação e não ressarci o artista em caso de dano a obra.


O uso do logotipo da APIC é um meio de modificar essa realidade através de cada um que trabalha com artes visuais. Ao usá-la o artista indica que muito dos custos de envio, tratamento, seguro (quando existe!), divulgação são pagos pelo próprio artista, que não recebeu pelo seu trabalho.


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15º Salão da Bahia - 2008 com inscrições de 21/07/08 a 29/08/08. A ficha de inscrição e o regulamento estarão disponíveis no site www.mam.ba.gov.br a partir de 21/07/08. Mais: salao@mam.ba.gov.br e http://www.mam.ba.gov.br/

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Caixa Cultural recebe propostas para programação de 2009. Os interessados em participar da programação de 2009 dos espaços da Caixa Cultural em Brasília (DF), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP) podem enviar propostas entre 21/07/08 e 05/09/08. Mais: www.caixa.gov.br/caixacultural, na seção patrocínio. Tel. 0800-704-5068.

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Bolsa Iberê Camargo 2008Programa de residências no Blanton Museum of Art/ The University of Texas at Austin, nos Estados Unidos, e Maus Hábitos / Espaço de Intervenção Cultural, no Porto, em Portugal). Inscrições até 18 de julho de 2008. Mais informações: cultural@iberecamargo.org.br http://www.iberecamargo.org.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom saber que existe um movimento em defesa dos artistas nesse sentido. Tem edital que é um absurdo, recentemente li um sobre fotografia que dizia que as fotos não classificadas ficavam sob domínio do concurso. Aí recebem um monte de inscrições e usam as fotos sem fornecer nenhum valor ao artista. O crédito já é garantido por lei, então não tem essa de colocar o nome do fotógrafo como se fosse um favor! Sem falar nos gastos de envio de material, devolução, seguro etc...afff... temos que mudar isso mesmo!

Maura Diniz