30/07/2008

39- FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA

Regina Vater. Nós. 1961


Arte e Metafísica:
entre o dizível e o indizível

Por Sanzia Pinheiro, Jean sartief e Afonso Martins


Expandir territórios de saberes e áreas de conhecimento é algo cada vez mais comum em um mundo marcado pelo desenvolvimento das novas tecnologias e complexificação da sociedade. Esse foi o exercício realizado durante o Simpósio de Arte e Metafísica, realizado de 21 a 25 de julho em Aracaju/SE. Sob a coordenação do Professor Cícero Cunha Bezerra, o evento envolveu estudantes de artes e filosofia, artistas, professores, pesquisadores e o público em geral.


A artista Regina Vater instigou à reflexão a partir da metafísica contida em suas obras que são verdadeiras metáforas visuais que colocam em cheque nossa visão de mundo. Manipulando símbolos arquetípicos que vão desde da cultura afro brasileira, as raízes indígenas das Américas até à ícones do Ocidente como John Cage ou mesmo fazendo referência aos grandes gênios da arte como Marcel Duchamp. Na elaboração de sua poética, realiza comentários que põe questões que abordam, de modo profundo, a política, a ética e principalmente a religiosidade.


As obras de Lundberg, joga com a realidade a partir de elementos da Filosofia Budista. Sua arte está no limite entre objetos reais e imagens projetadas. Dessa maneira o artista, longe do naturalismo, atinge de maneira enfática, o mundo invisível, que construímos na nossa interioridade, ao mesmo tempo em que amplia o campo visual do espectador questionando o modelo mental reducionista “Concordo-Discordo”. O jogo que Lundberg propõe é uma bricolagem que ao provocar questionamentos no espectador do tipo “aquilo que vejo é real” lança a verdade dos limites que nos definem como humanos.


Bill Lundberg e Regina Vater realizaram oficina de vídeo, cuja preocupação foi a desconstrução da visão de mundo linear, pela via do estranhamento. Os vídeos apresentados se estruturam segundo a linguagem cinematográfica herdeira de Dizga Vertov. Os vários fractais visuais são conectados segundo, como diria Peirce, à observação colateral de cada um, ou seja, às relações que o espectador é capaz de estabelecer, fugindo assim, da narrativa comumente encontrada na produção videográfica que, em sua maioria, está dada no roteiro.


A associação dos artistas plásticos sergipanos participou do diálogo através de uma coletiva de Artes Visuais exposta no espaço Cultural e Artístico (CULTART). Sanzia Pinheiro, escritora dessa coluna, teceu comentários sobre a potencialidade de sensibilização da arte e a possibilidade dessa ser eixo aglutinador das atividades curriculares escolares. Os estudantes não levantaram apenas questões na condição de público, mas participaram da mesa redonda intitulada Arte e Sacralidade. Vanessa Lacerda, Tiago do Rosário e Ana Mércia, alunos da Graduação em Filosofia da UFS, expuseram as relações entre mística medieval e estética negativa nas obras de Kandinsky, Rothko e Dionísio Pseudo Areopagita.


A mesa redonda Arte, Linguagem e conhecimento, compostas pelos professores Cícero Bezerra, Eduardo Gomes e Alexandre Meyer, professores do Departamento de Filosofia da UFS, problematizou a arte como linguagem, a arte como campo específico frente ao conhecimento e seus limites epistemológicos e a arte como acesso ao invisível, transcendendo os limites da racionalidade.


Talvez possamos afirmar aqui que, o Simpósio Arte e Metafísica, contribuiu, nesse tempo de cegueira causado pelo excesso de luz, ao expor a treva, o negro, com um campo fértil à criação, a imaginação. Mais que isso, pensar uma experiência mística em conexão com o desenvolvimento técnico-racional que nos circunda, pela via da arte e da filosofia, é um modo interessante de reintegração do espírito humano a ordem cósmica e ao restabelecimento de sua inteireza.


CURTAScurtasCURTAScurtasCURTAScurtasCURTAScurtas

Edital - Mostras de Foto - galerias Lunara e dos Arcos - Porto Alegre/RS - 2009A Galeria dos Arcos e a Galeria Lunara (RS), recebem inscrições de 25/08/08 a 12/09/08 de exposições fotográficas em 2009. Mais www.portoalegre.rs.gov.br/cultura
...

As inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2008 foram prorrogadas até o dia 25 de julho. A premiação - que visa destacar projetos que incentivam e desenvolvam a leitura entre crianças, jovens e adultos - vai distribuir cerca de R$ 90 mil aos vencedores. Estão abertas até 31 de julho as inscrições ao Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular edição 2008. Mais http://www.cultura.gov.br/

...

Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural para viagens do O Ministério da Cultura. O Programa destina-se a artistas, técnicos e estudiosos da área cultural, convidados a participar de eventos fora do seu local de residência, no Brasil e no exterior, para apresentar trabalho próprio, fazer residência artística ou curso de capacitação de profissionais da cultura. Mais http://www.cultura.gov.br/

Nenhum comentário: