12/08/2008

41 - FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA

SEJA MARGINAL, SEJA ARTISTA
CURADORIA: Lourival Cuquinha e Flávia Giroflai

Como informamos na coluna anterior, estaremos trasnformando essa coluna num espaço expositivo verbivisual, ao apresentar alguns dos projetos selecionados para integrar a coletiva Seja Marginal, Seja Artista.

FERNANDO PERES E IRMA BROWN (PE), Vernissage, trabalho composto de taças e copos roubados em aberturas de exposições. Esse e um roubo recorrente no meio artístico e a obra será constantemente ampliada até a abertura da exposição. O trabalho será exposto em uma cristaleira vedada, contendo todas as preciosas taças.

ALEXANDRE VOGLER (RJ) traz o registro nominado de Tridentão, realizado em Nova Iguaçu. O artista pintou um grande tridente numa pedra que integra a paisagem vista pelo cruzeiro da cidade. Dias depois pastores e o prefeito da cidade (Lindenberg Farias) fizeram uma “performance” de purificação do ambiente sem entender que o artista tinha feito uma homenagem ao deus Netuno.

TICIANO MONTEIRO (CE) apresenta o trabalho Soluções Versáteis para a vida moderna, no qual o artista apresenta objetos roubados por ele de grandes lojas de departamento. Estes objetos são carimbados com o logo do projeto e dispostos como uma natureza morta no ambiente expositivo. Teremos ainda um vídeo que registra este roubos de forma discreta.

DUCHA (RJ) fez o vídeo Cristo Vermelho, em que o artista com um grupo de escaladores pintam os holofotes do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, originalmente azuis, de vermelho. O Cristo passa mais ou menos 15 minutos vermelho e é visto por toda a cidade maravilhosa.

LOURIVAL CUQUINHA (PE) vídeo Parangolé, sobre o roubo de um Parangolé, obra de Hélio Oiticica. “Eu, Lourival Batista, passei mais ou menos um dia com ela, filmamos tudo, o museu ameaçou chamar a policia, devolvi então no dia seguinte.” O vídeo com o resto da montagem se tornou uma instalação, mas nunca montei.

LOURIVAL CUQUINHA (PE) vídeo Los Erramos – que consiste no registro de uma entrevista feita por um radialista, que confundiu o artista com um dos integrantes da banda Los Hermanos. Cuquinha e os integrantes da banda estavam hospedados no mesmo hotel, na programação do Festival de Inverno de Garanhuns de 2003. Seguiu-se uma entrevista absurda, na qual a falsidade ideológica imperou. “Quando a banda chegou no hotel depois do show mostrei o vídeo a eles na tv do saguão e dei-lhes uma cópia para que me processassem se fosse do interesse. Eles colocaram no site e o Sopa Diário exibiu na outra semana.” Lourival apresenta também a vídeo-instalação e performance Artrafic no qual relata a subversão de transformar uma pedra de haxixe numa obra. O artista pegou a pedra fez um buraco no centro e passou uma linha transformando-a num colar e fez um manual de instruções em PB e xerocável e uma seqüência de fotos de como usar. Em sua exposição no Palais de Port Doré, na França, onde a obra foi realizada, foram vendidos vários colares.

NONINONINONO (TERRORISTA) vídeo Noninoninono, que narra a detonação com tinta branca de vários cartazes/outdoors de políticos durante a eleição de 2002 para presidente.

YURI FIRMEZA (CE) Souzousareta Geijutsuka, o trabalho consiste na criação do fictício artista japonês Souzousareta Geijutsuka (ele mesmo) responsável por uma exposição do artista nipônico no Dragão do Mar. Toda imprensa do Ceará fez matérias com o artista inexistente. O trabalho fez os integrantes de um suposto sistema de arte nacional discutir arte, lógica de mercado, subserviência cultural ao que vem de fora, o papel da imprensa e sua credibilidade e a postura dos jornalistas.

GRAZIELA KUNSCH (SP) vídeo-instalação Escolha Uma, que não se trata necessariamente de um crime, mas de testar limites. A obra na qual a artista se prostitui nas ruas de Belo Horizonte e filma tudo de longe foi disponibilizado numa cabine de Peep Show dentro do Museu.

Nenhum comentário: