02/09/2008

43 - FERMENTAÇÕES VISUAIS - TRIBUNA DO NORTE - TODA TERÇA-FEIRA

O CORPO E A ARTE

por Jean Sartief, Sânzia Pinheiro e Afonso Martins
.

Chris Burden


Quando, em 1971, o artista norte-americano Chris Burden realizou a performance Shoot, não sabia que estaria sendo o autor de uma relação entre arte e corpo das mais controversas que só ganhou, com o tempo, mais adeptos e novos estilos como o Branding (queimadura), escarificações (cortes), perfurações (piercings e buracos).

A performance realizada por Burden ao entrar numa galeria de arte e se posicionar em frente a uma das paredes para levar um tiro, intencional, de um amigo, com rifle calibre 22 entrou para a história. Uma câmera filmou o ato e a obra é considerada, até hoje, como uma das mais fortes. Entretanto, cerca de três anos depois, a artista Marina Abramovich, realizou uma performance (Rhythm 0) na qual os espectadores podiam mutilá-la e matá-la com instrumentos colocados a disposição num total de 72 objetos. A performance foi interrompida quando alguém apontou uma arma para a cabeça da artista.
Na bienal de São Paulo de 2004, o búlgaro Rassim Krastev, apresenta uma videoinstalação "Corrections 2", na qual exibe o passo-a-passo de sua circuncisão, feita quando ele se converteu ao islamismo. Inúmeros outros artistas seguiram no campo da performance e o "ataque" ao corpo como também Gina Pane, Piero Manzoni, Günter Brus e outros.

Estes artistas ampliaram a percepção de um diferenciado suporte da arte construindo um caminho no qual o engajamento do corpo é o ponto de partida da leitura. No campo da arte, da performance e da body art, a relação que se dá entre o limite físico, a dor, o sangue entra no questionamento da própria condição humana e nada tem a ver com auto-punições alienantes.

O corpo é tema e mídia, expressão e arte. A performance é uma manifestação do corpo como expressão da vida e de tudo que pode abarcar, do sonho ao pesadelo.

No dia 21 de agosto, o MAM da Bahia realizou uma conferência com a artista francesa Orlan, conhecida pela prática de quebrar os padrões estéticos ocidentais de beleza e na transformação sistemática e contínua de seu próprio corpo.

Dessa forma, o corpo adentra outras mídias e expressões de uma forma decisiva e a utilização do corpo na arte possibilita ao espectador a reflexão de sua própria existência cotidiana e as influências do meio ao seu comportamento estabelecendo um confronto entre o externo e o interno, possibilitando, com sorte, uma decomposição do inútil que nos toma.

CURTAS
Abertas, até 02 de setembro, as inscrições para o Arte Pará 2008. Mais: http://www.frmaiorana.org.br/
...
O terceira edição do projeto Mobilifest, que tem como tema a pergunta - Como a tecnologia móvel pode contribuir para a democracia, cultura, arte, ecologia, paz, educação, saúde, e o terceiro setor? - tem as inscrições prorrogadas até 31 de agosto. Mais: http://mobilefest.org/
...
Prorrogado, até 19 de setembro, as inscrições para artistas visuais interessados em participar do 47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco, promovido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe. Mais: http://www.fundarpe.pe.gov.br.0/

Publicada em 26 de agosto de 2008

Nenhum comentário: